Apresentamos um resumo de todo o nosso Colégio, incluindo a nossa história, nosso patrono, nossos cursos, nossos projetos pedagógicos e nossa estrutura física.
 

Esperamos que aproveite este material, visite pessoalmente o Colégio e converse  com um de nossos coordenadores para conhecer o nosso trabalho pedagógico e tirar todas as suas dúvidas.


Seja bem-vindo ao

Colégio Guilherme de Almeida,

instituição de tradição

e referência em Guarulhos.

O Colégio Guilherme de Almeida, em sua essência, tem a preocupação em formar cidadãos conscientes de suas responsabilidades, capazes de enfrentar os desafios da vida moderna e prontos para prosseguir seus estudos em nível superior. Para isso, conta com professores experientes, em constante aperfeiçoamento e uma equipe pedagógica sempre atenta à pratica escolar, de modo a colaborar para criação de um contexto que permita crescimento pessoal e profissional a todos os envolvidos.


O Colégio Guilherme de Almeida oferece a seus alunos:

Um Ensino de Qualidade,

Formação do SER com valores

E os prepara para o Mundo.

É clara a intenção da escola:

Forma mais que profissionais, forma cidadãos

Nossa história é um tecido contínuo e dinâmico, singularmente belo porque composto de todos os sonhos que ajudamos a realizar. Saudamos, com orgulho, os 40 anos de uma trajetória que preza a educação em seu sentido humanitário. É uma alegria comemorar com todos aqueles que fazem deste lugar um espaço de sucesso e realizações. Que essa parceria entre alunos, pais, professores, funcionários e o colégio prevaleça sempre.

 

Guilherme de Andrade Almeida (1890-1969), nascido em Campinas, São Paulo, foi um advogado, jornalista, heraldista, crítico de cinema,  poeta,  ensaísta e tradutor brasileiro. Cursou a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, concluindo-a em 1912.

Foi redator de “O Estado de São Paulo”, diretor da “Folha da Manhã” e da “Folha da Noite”, fundador do “Jornal de São Paulo” e redator do “Diário de São Paulo”.

Com a publicação do livro de poesias Nós (1917), iniciou sua carreira literária.


Em 1922, participou da Semana de Arte Moderna. Percorreu o Brasil, difundindo as ideias da renovação artística e literária. Os livros Meu e Raça (1925) são fiéis à temática brasileira e ao sentimento nacional. Dominou amplamente o fazer poético, por ser grande conhecedor da ciência do verso e da língua, ajudando-o também a ser um excelente tradutor.


Em 1932 participou da Revolução Constitucionalista de São Paulo. Também foi heraldista, fez os brasões de armas das seguintes cidades: São Paulo (SP), Petrópolis (RJ), Volta Redonda (RJ), Londrina(PR), Brasília (DF), Guaxupé(MG), Caconde (SP), Iacanga (SP) e Embu (SP). Compôs também um hino a Brasília, quando a cidade foi inaugurada.


Era membro da Academia Paulista de Letras; do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo; do Seminário de Estudos Galegos, de Santiago de Compostela; do Instituto de Coimbra e da Academia Brasileira de Letras.


Toda sua obra, que demonstra seu grande amor pela nossa terra e particularmente pelo nosso Estado, justifica plenamente a opção de seu nome para o nosso Colégio.


 

Em meados de 1979, um grupo de idealistas e sonhadores se une e funda o Colégio Guilherme de Almeida, cujas atividades se iniciaram em 1980, com 22 alunos da antiga 1ª  série do Primário (atual Ensino Fundamental) .

O local, de fácil acesso, foi escolhido por ser uma chácara bem arborizada, aconchegante e com espaço suficiente para o crescimento da escola.

Em 1984, o trabalho e o esforço conjuntos já davam sinais de sucesso, levando o colégio à sua 1ª reforma com a construção de novas salas de aula.


Para melhor atender à crescente procura, resposta da sociedade a um trabalho de muita qualidade por parte dos educadores do Colégio Guilherme de Almeida, em 1992 foi inaugurado o seu primeiro prédio e em 1997 iniciou-se a construção do Centro Cultural e Esportivo no prédio anexo, adequado aos novos tempos, oferecendo condições a seus alunos de ampliarem suas atividades culturais e esportivas.

 

 

Objetivamos o conhecimento do acervo histórico-cultural do passado e do presente, dos valores morais e éticos perenes em qualquer época ou local, com capacitação para compreensão, análise e crítica da atualidade, e construção de um futuro mais justo.

NON DUCOR, DUCO.

Não sou conduzido, conduzo.

Frase do brasão paulista e ideal do Colégio Guilherme de Almeida.

 

Ensinar os alunos a:    

  • aprender a aprender,

  • aprender a fazer,

  • aprender a ser e

  • aprender a conviver.

 

Desenvolver nos jovens :

  • Cognitivos: Reflexão, iniciativa, flexibilidade, adaptação às novas situações, criatividade.

  • Morais: Humildade, Honestidade, Humanidade e Humor.

 
logo_colegioga1.png
Colégio Guilherme de Almeida Sistema Anglo
Colégio Guilherme de Almeida Cultura Inglesa
Colégio Guilherme de Almeida Unesco

Siga, curta e inscreva-se!

Colégio Guilherme de Almeida - 41 anos

Direitos autorais © 2020, Todos os direitos reservados - Política de Privacidade

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube

Atendimento (11) 2464-4745

Av. Emílio Ribas, 847 Gopoúva Guarulhos SP

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
Colégio Guilherme de Almeida