11 anos. É um pré-adolescente que está no 6º ano do Ensino Fundamental.
 

Há mudanças hormonais e no corpo. Em razão disso, há alterações de humor, emocionais e de atitudes.  Coisas normais em qualquer pré-adolescente.  O Colégio Guilherme de Almeida, em parceria com a família, auxilia para que haja o desenvolvimento do equilíbrio de maneira saudável.
 

Em meio a tudo isso, as disciplinas da grade curricular do Fundamental II são mais abstratas, complexas e de exigência maior. Para tanto, o Colégio Guilherme de Almeida oferece a aula de Tutoria para o 6º ano, com o objetivo de auxiliar os alunos nos “seus grilos”, nas suas dificuldades em desenvolver relações humanas harmoniosas com colegas, professores e nos estudos.


À medida que vão surgindo disciplinas novas no 8º e 9º ano (Física, Química, Biologia, Álgebra, Geometria e Espanhol), há a necessidade de uma dedicação maior por parte dos jovens e auxílio da escola, orientando em “como vencer obstáculos e conquistar autonomia de estudo”.


A fim de promover a construção do conhecimento, a equipe de coordenação oferece sugestões de como organizar estudos diários, testar se realmente aprendeu, realizar autoavaliação, montar projetos para recuperar e superar dificuldades. As nossas orientações são no sentido de ajudá-los a assumir responsabilidades de seus atos e as consequências deles, bem como provocar mudanças no comportamento.

A média anual para aprovação é 7,0 e diversos instrumentos de avaliação são usados para que o aluno a atinja como: provas mensais, trimestrais, avaliações multidisciplinares, avaliações externas (simulados do Sistema Anglo de Ensino), trabalhos orais e escritos, além de participações na sala de aula.


Após as avaliações, há recuperação contínua dentro da sala e para os que não obtiveram sucesso, há convocação por parte da coordenação para aulas de recuperação paralela (fora do período de aula), garantindo assim o acompanhamento e recuperação constante dos estudos.

Horário

  • 7h15 às 12h10 ou 13h (dependendo do dia e da turma)

Material pedagógico

Os materiais pedagógicos utilizados são os melhores do país: do Sistema Anglo de Ensino, que apresenta excelentes resultados, livros paradidáticos, apostilas preparadas pelos nossos excelentes professores e da Cultura Inglesa. Nossa biblioteca tem à disposição dos alunos, além dos livros, revistas semanais, mensais e jornais diários.

Aulas de inglês

Nossos alunos têm aulas de Inglês dentro da grade curricular com "professional english", com metodologia e supervisão da Cultura Inglesa (a melhor escola de inglês do país). Tudo isso dentro do horário normal de aulas, sem necessidade de trazer os alunos em outro horário e sem investimentos adicionais. No 8º e 9º ano, conforme o nível alcançado, a carga horária de Inglês é de 4 horas aulas semanais, preparando os alunos para o futuro mercado de trabalho.

Olimpíadas

Para que os jovens se interessem pelos estudos, incentivamos a participação em Olimpíadas de Matemática, de Física, de Astronomia e Astronáutica, de Química, além de Esportes, concursos de Arte e de Redação, de modo que brilhem nas disciplinas que gostam e se destaquem, ao mesmo tempo, montando projetos de vida a curto, médio e longo prazo. E todos que se destacam são homenageados e premiados junto aos familiares, no dia da Excelência Acadêmica (dia do aniversário do Colégio Guilherme de Almeida).

Formação de valores

Além da formação intelectual, nesta fase de pré-adolescência é extremamente importante a formação de valores, do SER, preparando-os para o mundo.   

Para serem sensíveis à humanidade e solidariedade, o Colégio Guilherme de Almeida desenvolve o voluntariado através do projeto “Eu sei fazer “, onde trabalham nas entidades carentes da região, oferecendo serviços que eles sabem fazer, sob a supervisão da orientadora educacional e uma professora responsável por esse setor. Com esse trabalho já recebemos 5 selos de Escola Solidária em consonância com o Ministério da Educação e UNESCO. Há também campanha de mantimentos, com ingresso solidário na Festa Junina, distribuindo-os às entidades necessitadas. No final do ano, há o Natal Solidário onde trazemos as crianças de creches e orfanatos para dentro da escola, preparamos mesa comunitária e os alunos ficam encarregados de entregar presentes a cada criança. Assim, os nossos alunos aprendem a ser solidários e experimentam o ato de Amor.

Projetos

  • Projeto leitura: dá continuidade ao projeto iniciado no Fundamental I, com a finalidade de promover o gosto pela leitura e, em consequência, desenvolver as competências leitora, escrita e oral. Há o evento “Momentos Poéticos” onde anualmente é escolhido um poeta ou escritor e a escola inteira, a partir do 5º ano, estuda as obras literárias e apresenta de diferentes formas no dia do evento.

  • Empreendedorismo: A escola promove eventos onde aprendem a desenvolver atitudes empreendedoras como na Feira Cultural (temas propostos pela UNESCO), apreendendo a trabalhar em equipe, montar projetos, ter criatividade, persistência e liderança. Durante o ano, pesquisam, montam a feira, dividem os grupos, explicam o que foi pesquisado aos visitantes e no final desmontam a feira, deixando as salas limpas, terminando com o trabalho completo. Para a Feira Cultural, existe o concurso de camiseta entre os alunos dos 9º ano para a escolha da arte do Logo do tema da feira. Com a arte escolhida, confeccionamos as camisetas para todos os alunos, as quais devem ser usadas durante o evento.

JOGA

O JOGA (Jogos Olímpicos do Guilherme de Almeida) é um outro evento onde os alunos precisam se apresentar como uma delegação de um país sorteado, a equipe desfila mostrando a cultura do país na abertura do JOGA, utilizando-se do empreendedorismo. A abertura é feita, num sábado de manhã, aberta ao público e com grande entusiasmo mostram os seus trabalhos para os pais. Durante o JOGA aprendem a dar o melhor de si e batalham com ética e espírito de equipe.

 

Escola de pais

Com a finalidade de estreitar o laço entre a escola e as famílias, desenvolvemos palestras abertas aos pais, como “Orientação Sexual”, “Prevenção contra Drogas”, “Perigos diante do uso de celulares”, “Como dar limite aos nossos filhos”, “Como ajudar na Escolha da Profissão” etc.

Comunicação

O contato entre nós e as famílias dos alunos é feito através do ClassApp (aplicativo de comunicação escolar), além dos tradicionais contatos telefônico e e-mail. Há 3 encontros, RPM (reunião de Pais e Mestres), durante o ano, aos sábados, conforme calendário.

O Colégio Guilherme de Almeida oferece a todos os jovens, nesta fase de Fundamental II, a formação intelectual, moral com preocupação social e participação na construção de um mundo mais justo.

Este é o Ensino Fundamental II do Colégio Guilherme de Almeida,

entregando os jovens preparados com formação geral para o Ensino Médio e para a vida.

Mirian Iwata - Orientadora Educacional do Ensino Fundamental II

“Nós nos tornamos nós mesmos através dos outros.“

Lev Yygotky

Colégio Guilherme de Almeida 40 anos
Colégio Guilherme de Almeida Sistema Anglo
Colégio Guilherme de Almeida Cultura Inglesa
Colégio Guilherme de Almeida Unesco

Siga, curta e inscreva-se!

Colégio Guilherme de Almeida - 40 anos

Direitos autorais © 2019, Todos os direitos reservados - Política de Privacidade

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube

Atendimento (11) 2464-4745

Av. Emílio Ribas, 847 Gopoúva Guarulhos SP

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
Colégio Guilherme de Almeida