top of page

Cidadania, ação e conhecimento

Veja nossas ações para ajudar as vítimas do desastre ambiental do Rio Grande do Sul


Este primeiro semestre de 2024 está sendo marcado por um dos piores episódios de problemas climáticos que viemos enfrentando nos últimos anos. Apesar das fortes chuvas que inundaram cidades inteira dos Rio Grande do Sul, outros problemas de ordem política fizeram parte do desencadeamento de tamanha tragédia.


O país inteiro vem se mobilizando para ajudar as famílias que, além de desabrigadas, sofrem com fome, sede e agora com doenças decorrentes do contato com águas poluídas espalhadas no período de chuva.


Não poderíamos deixar passar em branco sem trazer isso para dentro da nossa escola. Afinal, preparamos os cidadãos do futuro e é nosso dever formá-los com empatia, solidariedade, fazendo-os compreender a importância de se participar crítica e ativamente da sociedade, cobrando sempre dos órgãos responsáveis ação, planejamento e maior responsabilidade socioambiental.


Terceirão mobiliza doações


No mês de maio arrecadamos água, ração para os animais, produtos de higiene, vestuário e alimentos para serem levados ao Rio Grande do Sul. A campanha foi coordenada pelos alunos do itinerário de Produção Textual, da 3ª série do Ensino Médio, que criaram cartazes de foram de sala em sala divulgando a ação.


Além disso, eles também produziram os terminais de doação, decorando-os e facilitando a separação dos itens. Inclusive, ao divulgarem a campanha, explicaram como deveriam ser preparados os itens a serem doados.


O resultado foi bastante rápido, mostrando a força da nossa comunidade escolar. Agradecemos a todos os pais, responsáveis, familiares, colaboradores e alunos que contribuíram. Nossa equipe de colaboradores, junto dos tios do transporte escolar, encaminharam as doações para a Base Aérea de Guarulhos.





Afinal, a chuva é a única culpada?


A fim de compreender as causas que levaram ao desastre vivido pelos gaúchos, o professor de Geografia, Luiz Fernando, deu uma aula aberta a alunos e pais no dia 25 de maio. A ideia era apresentar sob uma ótica científica o que a falta de ação acerca das chuvas típicas da época na região trouxe como consequência.


A sala de aula precisa estar preparada para discutir temas sensíveis a toda a população brasileira. Esse é o papel da escola na formação do indivíduo: estimulá-lo a questionar, refletir e agir.


O ingresso para participar da ação foi a doação de garrafas de água, que também foram destinadas à população do Rio Grande do Sul. Agradecemos ao professor pela iniciativa.




9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page