top of page

Clarice Lispector 103 anos

Para celebrar a data, relembramos uma atividade especial feita com o 6º ano


Hoje seria o aniversário de 103 anos de Clarice Lispector, autora brasileira e pernambucana. Sim, brasileira, pois apesar de ter nascido na Ucrânia e ter sido uma judia refugiada, nunca teve ligação com o país. A própria disse que literalmente sequer pisou naquela terra, já que sempre fora carregada de colo até que chegasse em solo tupiniquim.


Em sua obra, coloca-nos em contato com o mais profundo questionamento sobre se saber, sentir e viver. Consegue, a partir dos seus personagens, abrir um vórtice na psique do leitor, de modo a nos fazer enfrentar o mais terrível medo ou simplesmente repensar todo o trajeto enquanto tomamos coca-cola com uma moça alagoana de pele amarelada e aparência suja.


Para celebrar essa data tão importante para a Literatura Brasileira, relembramos uma atividade desenvolvida nas aulas de Leitura e Repertório, ministradas pela professora Isabella Fùmo, a partir da obra "O mistério do Coelho Pensante".


O estímulo à leitura


O objetivo principal da atividade era apresentar a autora e a obra aos nosso alunos recém chegados ao Ensino Fundamental II. "Nossa, mas ler Clarice no 6º ano?" Sim. Clarice sempre tratou as crianças com muito respeito, fosse em suas ações ou em suas obras.


A partir das artes expostas por Mariana Valente, neta da autora, a professora Isabella desenvolveu estações de trabalho que permitiram aos alunos expandirem sua análise acerca da vida e obra de Clarice. Desse modo, eles puderam transpor sua leitura crítica para diferentes tipos de arte, eternizando com novas formas o que as palavras de Lispector trouxeram a eles.


Quando se trabalha um livro buscando a significação na vida do aluno, sobretudo no período de formação básica, estamos entregando a ele novas ferramentas para que enxergue o mundo além da superfície.


As palavras em um livro são apenas a porta de entrada para um mundo muito mais complexo e fantástico, que vai se construindo conforme essas palavras se mesclam, se complementam e se ressignificam. Clarice nos deixou essa herança.




32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page