top of page

Impactos do Alcoolismo na adolescência: escolhas e consequências

Na manhã do dia 26 de abril de 2023, recebemos a psicóloga Elaine Mastria e o advogado e psicólogo Marlon Lélis de Oliveira, que é também coordenador do núcleo em defesa da criança e adolescente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).


Eles vieram ao nosso colégio falar sobre a crescente de casos de alcoolismo na adolescência. A palestra contemplou alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II à 3ª série do Ensino Médio.


É sabido que o álcool é uma droga, pois consumido em excesso causa dependência. Essa dependência, além de prejudicar a cognição do indivíduo, afeta também suas relações interpessoais, sociais, profissionais e funcionamento adequado de seu organismo.


De acordo com dados fornecidos pela OPAS (Organização Pan-americana de Saúde) e pela OMS (Organização Mundial da Saúde), o álcool é o fator causal de mais de 200 doenças, desde distúrbios psiquiátricos, como depressão e síndrome do pânico, a problemas como cirrose e câncer.


Por ser vendido facilmente em diferentes tipos de estabelecimentos e pela falta de leis regulamentadoras para o seu consumo no Brasil, cabe aos adultos da família e da escola instruírem os adolescentes que podem ser facilmente influenciados a usarem a substância a fins de aceitação em um determinado grupo ou até como fuga de problemas.


É importante sempre frisar que o consumo é proibido por lei para menores de 18 anos e que, mesmo após essa idade, o uso de bebidas alcoólicas deve ser consciente, se houver, de modo que não haja prejuízos para o indivíduo em si e para quem está ao seu redor.




49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page