Regulamento do 2º Concurso de Redação

16/08/2016

 

TEMA: Mar

 

CAPÍTULO I – DO OBJETO
 

Art. 1º O 2º CONCURSO DE REDAÇÃO DO COLÉGIO GUILHERME DE ALMEIDA é uma iniciativa da coordenação da área de Língua portuguesa de tal instituição, com a finalidade de incentivar o pensamento, a criatividade e a originalidade de nossos alunos.
 

CAPÍTULO II – DA ORGANIZAÇÃO 
 

Art. 2º  A Comissão Organizadora para a realização do Concurso será composta por professores de língua portuguesa do Colégio Guilherme de Almeida, os quais selecionarão os temas e  gêneros a serem aplicados nos diversos segmentos participantes do concurso. Além disso, também constituirão a equipe corretora dos textos. 
 

CAPÍTULO III – DO TEMA
 

Art. 3º A redação deve abordar o tema:  Mar.

 

CAPÍTULO IV – DA PARTICIPAÇÃO 
 

Art. 4º Poderão se inscrever no concurso todos os alunos do Colégio Guilherme de Almeida, a partir do 2º ano do Ensino Fundamental I.
 

Art. 5º Cada redação deverá ser elaborada individualmente e cada participante poderá concorrer com apenas uma redação.
 

CAPÍTULO V – DAS ESPECIFICAÇÕES
 

Art. 6º A redação deverá respeitar as especificações a seguir:
I - Ser original, inédita, criativa, coerente, pertinente ao tema, com ideias e vocabulários compatíveis com a faixa etária e a norma culta.
II - O texto deverá ter no mínimo:
•    3 e no máximo 15 versos, para os alunos do 2º e 3º anos do Fundamental I.
•    12 e no máximo 30 linhas, para os alunos do 4º e 5º anos do Fundamental I.
•    15 e no máximo 30 linhas, para os alunos do Fundamental II.
•    25 e no máximo 30 linhas, para os alunos do Ensino Médio.
III - Não serão aceitas redações digitadas. Elas deverão ser redigidas à caneta preta ou azul, exclusivamente na folha padrão a ser distribuída pelo Colégio na data da realização do exame. 

IV - Alunos do 2º ano Fundamental I competirão somente com alunos da mesma série, assim como o 3º ano do Fundamental I. Já o 4º ano do Fundamental I competirá com o 5º ano do Fundamental I. 6º ano do Fundamental II competirá com o 7º ano do Fundamental II. 8º ano do Fundamental II competirá com o 9º ano do Fundamental II. 1º e 2º ano do Ensino Médio competirão com o 3º ano do Ensino Médio. Os gêneros ou tipos textuais para cada segmento são:

•    POEMA. Para os candidatos do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental I.
•    NARRATIVA. Para os candidatos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I.
•    CONTO. Para candidatos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II.
•    CRÔNICA. Para candidatos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II.
•    CARTA. Para os candidatos do Ensino Médio.
V - Serão desconsideradas as redações de participantes que não obedecerem aos critérios deste regulamento, bem como os que fugirem ao tema, ao gênero, ou possuírem dados pessoais incorretos ou incompletos.
VI - Os participantes serão automaticamente desclassificados do concurso em caso de fraude comprovada, como o plágio. E, ainda, em caso de envio de redações com teor grosseiro, ofensivo, discriminatório ou que violem a lei, ou, ainda, com teor comercial.

 

CAPÍTULO VI – DA INSCRIÇÃO E DOS PRAZOS
 

Art. 7º A inscrição é gratuita e será efetivada mediante ao preenchimento de uma ficha de inscrição. A prova será realizada no próprio Colégio Guilherme de Almeida em 01 (uma) folha padrão de Redação, utilizada em cada segmento pela escola, entre 14h30 às 16h30, dos dias:
09/09/2016: Para os alunos do Ensino Fundamental I
02/09/2016: Para os alunos do Ensino Fundamental II e Médio.
 Não serão permitidos exames realizados fora desta data e horário.

 

CAPÍTULO VII – DA AVALIAÇÃO
 

Art. 8º As redações serão avaliadas pela Comissão Julgadora composta pelos professores de Língua Portuguesa e pelos corretores do Colégio Guilherme de Almeida.
 

Art. 9º  As redações serão avaliadas pela Comissão Julgadora seguindo os critérios:

I.     Adequação ao tema e gêneros propostos 
II.    Originalidade e Criatividade
III.   Legibilidade, Vocabulário e correção gramatical
IV.   Construção e Estrutura de texto
V.    Capacidade de chamar a atenção do leitor
VI.   Objetividade e fluência na leitura
VII.  Conteúdo

Parágrafo único:  Os corretores de Língua Portuguesa do Colégio Guilherme de Almeida avaliarão textos de candidatos com os quais não mantêm mais contato em sala de aula. Assim, manter-se-á imparcialidade nos resultados. Por este trabalho, o corretor será pago, conforme o número de folhas corrigidas, por meio do atual valor vigente no Colégio Guilherme de Almeida. 
 

Art. 10º Em caso de empate serão utilizados os seguintes critérios para desempate:
1.°- Presença do item - Respeito ao Tema e ao gênero.
2.°- Presença do item  - Recursos da Língua Padrão.
3.°- Presença do item – Originalidade e Criatividade.

Parágrafo único: Em caso de não haver redação que atenda às especificações deste regulamento, não haverá premiação para os participantes.

 

Art. 11º A decisão da Comissão Julgadora é soberana, não cabendo qualquer impugnação ou recurso. 
 

CAPÍTULO VIII – DO RESULTADO E PREMIAÇÃO
 

Art. 12º O resultado final do Concurso será divulgado em 18 de novembro de 2016. A solenidade de entrega dos prêmios ocorrerá no próprio Colégio Guilherme de Almeida.
 

Art. 13º Haverá 1º e 2º  lugares entre o 2º ano do Ensino Fundamental I; 1º e 2º lugares entre o 3º ano do Ensino Fundamental I; 1º e 2º  lugares entre 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I; 1º e 2º lugares entre 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II; 1º e 2º lugares entre 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II; 1º e 2º lugares entre 1º e 2º  ano do Ensino Médio. Os doze (12) participantes que obtiverem a melhor pontuação, receberão um vale presente da Livraria Cultura no valor de R$ 100,00 para o 1º lugar e R$ 50,00 para o 2º lugar, de cada segmento
 

CAPÍTULO IX – DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS
 

Art. 14º Ao participar do 2º Concurso de Redação do colégio Guilherme de Almeida, o candidato declara-se ciente e de acordo com as normas do presente regulamento.
 

Art. 15º Os prêmios serão entregues em mãos, somente ao participante ou ao responsável legal pelo menor, na impossibilidade de seu comparecimento.
 

Art. 16º A redação e documentos encaminhados à coordenação do concurso não serão devolvidos aos candidatos.
 

Art. 17º Ao se inscrever para participar do concurso, nos termos deste regulamento, o participante estará automaticamente autorizando o organizador a utilizar de modo gratuito, definitivo e irrevogável, o seu nome, texto, imagem e som de voz em qualquer veículo de imprensa, mídia ou internet, para divulgação do concurso, cedendo também todos os direitos autorais relativos às redações criadas, por tempo indeterminado. 
 

Art. 18º As autorizações descritas acima não implicam em obrigação de divulgação ou de pagamento de qualquer quantia por parte do organizador do concurso.
 

Art. 19º As situações não previstas neste Regulamento serão analisadas e decididas pela Comissão Organizadora.
 

Art. 20º As dúvidas em relação ao Concurso poderão ser retiradas com os próprios professores de Língua Portuguesa do Colégio Guilherme de Almeida. 

 

Please reload

Escolinha de Futsal 2019

29/11/2019

1/6
Please reload

Please reload

Mais notícias >

 

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no GA? É só seguir os perfis oficiais no FacebookInstagramTwitter e Youtube.  #ColegioGA  #SomosGA

Colégio Guilherme de Almeida 40 anos
Colégio Guilherme de Almeida Sistema Anglo
Colégio Guilherme de Almeida Cultura Inglesa
Colégio Guilherme de Almeida Unesco

Siga, curta e inscreva-se!

Colégio Guilherme de Almeida - 40 anos

Direitos autorais © 2019, Todos os direitos reservados - Política de Privacidade

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube

Atendimento (11) 2464-4745

Av. Emílio Ribas, 847 Gopoúva Guarulhos SP

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
Colégio Guilherme de Almeida