Momentos Poéticos 2019: Alexandre Dumas pai & Alexandre Dumas filho

Na última, sexta-feira, 07/06/2019, ocorreu, no Colégio Guilherme de Almeida, o nosso tradicional Momentos Poéticos, no qual professores, funcionários,  pais e alunos vivenciaram um instante mágico e único de bela dramaturgia.

 

Neste ano, tivemos a honra de apresentar Alexandre Dumas pai (1802-1870) e Alexandre Dumas filho (1824-1895), autores franceses que legaram ao mundo belíssimas obras, ora cheias de aventuras e peripécias, ora cheias de fina ironia e análise moral. Reconhecidos em seu próprio tempo, ambos autores enfrentaram o preconceito por, entre outras coisas, serem de origem negra.

 

O evento contou com participação do Ensino Fundamental I, II e Médio.

 

A partir da leitura de Robin Hood, cuja versão na letra de Alexandre Dumas pai ganhou brilho particular no século XIX, alunos do 5º ano, FUND I, sob orientação das professoras Luciana Cravero e Lucília Costa,  apresentaram uma peça (adaptada ao público infantil por Telma Guimarães Castro Andrade) sobre a trajetória de Robin Hood. Após lerem e se encantarem com a aventura deste herói ou vilão, os alunos trouxeram ao palco um “príncipe de ladrões” bastante irreverente.

 

Já o 6º ano, FUND II, organizado pela professora Isabela Fumo, apresentou-nos Os Três Mosqueteiros, ou melhor, as três mosqueteiras. Assim como D'artagnan, do romance de Dumas pai, publicado em 1844 na forma de folhetim, a heroína Jennifer, fez de tudo para conquistar seu grande sonho e se juntar às mosqueteiras da rainha Queen Tuber Luiza XIII. Nessa adaptação, nossos alunos trouxeram as dificuldades vividas no século XVII para o moderno mundo tecnológico dos tempos atuais com influências das redes sociais. De modo bem-humorado, comparando as principais características das personagens originais, as três mosqueteiras do mundo atual não só divertiram a plateia, mas também propuseram uma reflexão ao uso desenfreado da tecnologia.

 

A partir da leitura de O homem da máscara de ferro (1847), alunos do 7º ano do FUND II, sob a orientação da professora Isabella Costa, dramatizaram a história do irmão gêmeo de Luís XIV, Phillipe, que foi trancado em uma masmorra com uma máscara de ferro. 

 

Referente às envolventes cenas de O conde de Monte Cristo, publicado, em folhetim, entre 1844 a 1846, nossos alunos do 8º ano FUND II, sob a orientação do professor Lucas Araujo, vivenciaram a história do marinheiro Edmond Dantès, que fora preso injustamente devido à inveja e ao ciúme que o cercavam. Até hoje sua história  de vingança embala diversos filmes, novelas e seriados.

 

Em O capitão Panfílio (1839), encenado pelo 9º ano, sob orientação da Professora Larissa Mabelli, uma série de peripécias - como o encontro do capitão (ou melhor, na versão dos alunos, capitã) com o urso -   aconteceram  de maneira vivaz e cômica. A saga do Capitão Panfílio narrou a história desse intrigante personagem, que foi uma mistura de humor e simpatia com oportunismo e crueldade.

 

A partir de A Dama das Camélias (1848), nossos alunos do 1º EM, sob a orientação da professora Sandra Casemiro, recriaram o belo e comovente romance de Alexandre Dumas Filho.  Assim, encenaram-se as dificuldade de se viver o amor verdadeiro por conta dos mais diversos preconceitos e de uma falsa moral da sociedade burguesa, a qual nada mais faz do que afastar os apaixonados, condenando-os à infelicidade eterna. A trágica história de amor, baseada em dados biográficos do autor  e de Marie Duplessis,  mulher que teria inspirado a narrativa da mais famosa cortesã de que se tem notícia – Marguerite Gautier – mostrou que continua a sensibilizar os corações, de modo que despertou lágrimas da plateia.

 

Já o 2º EM, sob a orientação da professora Beatriz Bezerra, ofereceu ao público, por meio de cenas leves e cheias de fantasia, um retrato de um quebra-nozes. Alexandre Dumas pai  foi o responsável por adaptar para o público francês esse conto natalino de E.T.A. Hoffmann. Assim, nossos alunos apresentaram a versão brasileira das aventuras de Marie e seu pequeno Quebra-Nozes, retratando de maneira irreverente as dinâmicas familiares em uma noite de véspera de Natal e celebrando a riqueza da imaginação infantil.

 

Finalmente, inspirados em A mulher da gargantilha de veludo, os alunos do 3º EM, sob a orientação da professora Sandra Casemiro,  encenaram uma adaptação dessa novela de Alexandre Dumas pai, cuja narrativa se passa na França do século XIX, em seu período mais cruel e violento, vivido pela política dos jabobinos e sua terrível prática de morte por guilhotina. Hoffmann, protagonista da obra francesa, cedeu, nesta adaptação, lugar a Roberval, caipira do interior de São Paulo, que veio à capital na ilusão de vida mais próspera, mas que acabou se deparando com a violência, corrupção e os graves contrastes da cidade grande. Misteriosos e estranhos acontecimentos rodearam Roberval, retratando a natureza fantástica dos contos do autor alemão Hoffmann, grande amigo de Dumas pai.

 

A noite dos Momentos poéticos também nos deu como presentes os tons e ritmos a que nos envolveu tão plenamente Jéssica Oliveira de Sousa e Santiago Meneses.

 

Além disso, contemplou-nos com as pinturas das talentosas alunas Bruna Petraglia, Isabella Risso e Júlia Tiemi.

 

O Momentos Poéticos foi coordenado pela professora Sandra Casemiro, com colaboração da Diretora D.Hiroko Ando, com a finalidade de incentivar e valorizar a cultura e a arte, já que acreditamos que esta é o alento da alma e o meio para a construção de uma sociedade melhor. 

 

 

Por: Sandra Ramos Casemiro

Please reload

Escolinha de Futsal 2019

29/11/2019

1/6
Please reload

Please reload

Mais notícias >

 

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no GA? É só seguir os perfis oficiais no FacebookInstagramTwitter e Youtube.  #ColegioGA  #SomosGA

Colégio Guilherme de Almeida 40 anos
Colégio Guilherme de Almeida Sistema Anglo
Colégio Guilherme de Almeida Cultura Inglesa
Colégio Guilherme de Almeida Unesco

Siga, curta e inscreva-se!

Colégio Guilherme de Almeida - 40 anos

Direitos autorais © 2019, Todos os direitos reservados - Política de Privacidade

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube

Atendimento (11) 2464-4745

Av. Emílio Ribas, 847 Gopoúva Guarulhos SP

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
Colégio Guilherme de Almeida