O Ensino Fundamental I, que vai dos 6 aos 10 anos e compreende do 1º ao 5º ano, tem como objetivo desenvolver as diferentes habilidades dos jovens. Não apenas intelectuais, mas linguísticas, afetivas e de relação interpessoal.

1º ano

No 1º ano, o tratamento pedagógico ainda é bem próximo ao da Educalção Infantil, tendo como grade curricular, além das disciplinas básicas de Letramento, de Linguagem, Ciências, Matemática (de maneira bastante concreta), Estudos Sociais (desenvolvendo a convivência com regras da sociedade), Artes, Oficina de Raciocínio Lógico (com jogos de tabuleiro), aplicativos referentes a assuntos vistos na sala de aula, tudo desenvolvido pela professora polivalente. Há, também, aulas ministradas pelos professores especialistas: Educação Musical, Natação, Ginástica Artística, Ballet, Judô tudo nos ambientes próprios para essas atividades e Inglês. Nessa série do Fundamental, as professoras apresentam dois relatórios dos alunos por trimestre: um do desenvolvimento social e um outro intelectual.

2º e 3º ano

A partir do 2º ano, a alfabetização se acentua, adquirindo os alicerces do conhecimento acadêmico. Os alunos passam a fazer avaliações cuja média mínima é 7,0. É a fase em que as crianças aprendem a pensar, refletir e compreender o mundo a cada ano que passa. As aulas de Português, Matemática, Ciências, História, Geografia, Oficina de Raciocínio Lógico (com jogos de tabuleiro),  são ministradas pelos professores polivalentes, pois as crianças precisam de muita atenção e um grande vínculo afetivo. As demais disciplinas são aplicadas por professores especialistas: Educação Física, incluindo Natação, Educação Artística, Educação Musical, Informática (a partir do 3º ano) e Inglês.

4º e 5º ano

Nos 4º e 5º anos, os professores polivalentes se dividem para dar duas ou três disciplinas entre Português, Matemática, Ciências, História e Geografia, Oficina de Raciocínio Lógico (com jogos de tabuleiro) e demais disciplinas são ministradas pelos professores especialistas: Educação Musical, Educação Física, Educação Artística, Informática e Inglês. É a fase em que todas as potencialidades devem ser desenvolvidas, o que implica na formação de hábitos de estudo, capricho, persistência, criatividade e prontidão. É a fase em que os “porquês” se fazem presentes e as simples respostas já não valem mais, exigindo maior dedicação dos alunos e dos professores. A média mínima por trimestre é 7,0.

 

Horários

  • Manhã: 7h30 às 12h10 ou 13h (dependendo do dia e da turma)

  • Tarde: 13h30 às 17h50 ou 18h40 (dependendo do dia e da turma)

 

Material pedagógico

Os materiais pedagógicos utilizados são os melhores do país: do Sistema Anglo de Ensino, que apresenta excelentes resultados, livros paradidáticos, apostilas preparadas pelos nossos excelentes professores e da Cultura Inglesa.

Aulas de inglês

Nossos alunos têm aulas de Inglês dentro da grade curricular com "professional english", com metodologia e supervisão da Cultura Inglesa (a melhor escola de inglês do país). Tudo isso dentro do horário normal de aulas, sem necessidade de trazer os alunos em outro horário e sem investimentos adicionais.

Maker Space
Nosso espaço para atividades mão-na-massa. Nessas aulas, os alunos desenvolverão competências como letramento tecnológico (com programação e fabricação digital), resolução criativa de problemas (envolve pesquisa e contexto e pensamento visual), realização de projetos (envolve execução de ideias e planejamento estratégico) e competências socioemocionais como empatia, colaboração e autonomia. Para isso utilizarão ferramentas tradicionais e outras bem modernas como arduíno, cortadora a laser e impressora 3D.

Projetos

Em todas as séries do Fundamental I desenvolvemos projetos que consideramos essenciais, como o Projeto Leitura, são escolhidos livros paradidáticos adequados a cada faixa etária e cada professora utiliza estratégias pertinentes à sua turma. A participação da família nesse projeto é fundamental! Incentivamos a ida à biblioteca, priorizando a leitura, a redação, a compreensão e a expressão.

Olimpíadas

Incentivamos que participem das Olimpíadas de Matemática, de Astronomia e Astronáutica, de Redação e do Momentos Poéticos, um evento literário. E todos que se destacam são homenageados e premiados junto aos familiares, no dia da Excelência Acadêmica (dia do aniversário do Colégio Guilherme de Almeida).

No final do ano, desenvolvemos, ainda, o “JOGUINHA” (Jogos Olímpicos do Guilherme de Almeida), um interclasses para incentivar a prática de esportes onde desenvolvemos o espírito de participação e solidariedade.

 

Formação de valores

Para a formação de valores universais, formação do SER, os alunos participam de campanhas de mantimentos, como Ingresso Solidário na Festa Junina, doações a instituições carentes e do evento Natal Solidário no qual os nossos alunos preparam uma mesa comunitária e distribuem presentes a crianças necessitadas trazidas ao Colégio Guilherme de Almeida, incentivando atitudes de solidariedade.


Comunicação

O contato entre nós e as famílias dos alunos é feito através da agenda e do ClassApp (aplicativo de comunicação escolar), além dos tradicionais contatos telefônico e e-mail.

Assim é o Ensino de Fundamental I, desenvolvendo as crianças Intelectual, social e afetivamente. Espaço onde o aluno deve criar um elo entre o conhecimento e o desejo pelo aprendizado.

Patrícia Selofite - Orientadora Educacional do Ensino Fundamental I

“A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca.

E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.”

Paulo Freire

Colégio Guilherme de Almeida 40 anos
Colégio Guilherme de Almeida Sistema Anglo
Colégio Guilherme de Almeida Cultura Inglesa
Colégio Guilherme de Almeida Unesco

Siga, curta e inscreva-se!

Colégio Guilherme de Almeida - 40 anos

Direitos autorais © 2019, Todos os direitos reservados - Política de Privacidade

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube

Atendimento (11) 2464-4745

Av. Emílio Ribas, 847 Gopoúva Guarulhos SP

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
Colégio Guilherme de Almeida