top of page
25 - Logo Anglo Alante.png


Projetos e Programas

Aprendizado além da sala de aula

 

No Colégio Anglo Alante Guarulhos Guilherme de Almeida, acreditamos que a educação vai muito além do ensino tradicional. Por isso, investimos em projetos e programas inovadores que proporcionam um ambiente dinâmico e enriquecedor, estimulando a construção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades essenciais para a formação integral dos alunos.

 

Nossos projetos são cuidadosamente planejados para promover autonomia, criatividade, pensamento crítico e empatia, preparando os estudantes para os desafios do mundo moderno.

 

Conheça nossos principais projetos e programas:

  • Projeto Bilíngue (High Five) – Aulas diárias em inglês para desenvolver fluência e comunicação eficiente no idioma.

  • Cultura Maker (Nave à Vela) – Incentivo à inovação e aprendizado "mão na massa", colocando os alunos no papel de criadores e solucionadores de problemas.

  • Programa Socioemocional (My Life) – Desenvolvimento de habilidades emocionais e sociais para fortalecer a autoestima, empatia e resiliência.

  • Educação Ambiental – Conscientização e práticas sustentáveis para formar cidadãos responsáveis e comprometidos com o meio ambiente.

  • Ação Solidária e Voluntária – Incentivo ao engajamento social por meio de projetos que despertam o senso de responsabilidade e cidadania.

  • Projeto Leitura – Ampliação do repertório cultural e estímulo à leitura crítica e reflexiva por meio de diferentes gêneros literários.

  • Estudo do Meio – Aprendizagem experiencial com saídas pedagógicas que possibilitam a vivência prática dos conteúdos estudados.

Com essa abordagem integrada, buscamos formar alunos mais preparados, engajados e aptos a enfrentar os desafios do século XXI.

O inglês é a língua que conecta pessoas em todos os continentes e se tornou um requisito essencial no mercado de trabalho atual. Pensando nisso, firmamos uma parceria com o High Five Bilingual Education, um programa inovador que prepara os alunos para um mundo globalizado e altamente tecnológico.

 

No High Five, os alunos têm aulas diárias em inglês, desenvolvendo habilidades fundamentais como oratória, persuasão, escrita, fala e escuta. Nossos professores incentivam os estudantes a formularem suas próprias respostas e argumentações no idioma, promovendo uma aprendizagem ativa e significativa.


Projeto Bilíngue

3.png

Mesmo que o aluno ainda não saiba estruturar uma frase corretamente, o professor orienta e faz as correções necessárias com base no raciocínio apresentado, garantindo que a comunicação aconteça sempre em inglês de forma natural e progressiva.

 

Além disso, utilizamos um material didático exclusivo, desenvolvido em parceria com a National Geographic, que aborda temas variados e relevantes. Dessa forma, os alunos aprendem a utilizar o inglês para se comunicar em diferentes contextos e discutir uma ampla gama de assuntos, tornando-se fluentes e preparados para os desafios do futuro.

Projeto Bilíngue

Descubra novas práticas de ensino

 

No Nave à Vela, a Cultura Maker é o ponto de partida para a construção de uma Cultura de Inovação, na qual o aluno se torna protagonista do próprio aprendizado, explorando, criando e transformando o mundo ao seu redor.

 

Para isso, estruturamos nosso trabalho em três frentes essenciais:

 
.
4f24352a45f2d719fa03df7821c80dc76e264c2e


Cultura Maker

  • Conteúdos Significativos: promovemos o aprendizado de forma exploratória e envolvente, tornando os conteúdos curriculares mais instigantes e conectados à realidade dos alunos.

  • Competências Ligadas à Inovação: estimulamos habilidades criativas e tecnológicas que capacitam os alunos a construir, experimentar e reinventar soluções para desafios do dia a dia.

  • Competências Socioemocionais: incentivamos a colaboração e o trabalho em equipe, criando oportunidades para o desenvolvimento de habilidades essenciais, como empatia, resiliência e pensamento crítico, fundamentais para um mundo em constante transformação.

 

Para potencializar essa vivência, o Colégio Guilherme de Almeida conta com um laboratório maker moderno e muito bem equipado, com impressora 3D, máquina de corte e diversas ferramentas especializadas que possibilitam aos alunos transformar ideias em protótipos e projetos concretos. Esse ambiente inspira a criatividade, o raciocínio lógico e o espírito investigativo, conectando teoria e prática de forma dinâmica e significativa.

 

Com essa abordagem, formamos alunos mais autônomos, criativos e preparados para os desafios do futuro.

​​

Cultura Maker


Programa Socioemocional
 

A formação do cidadão do século XXI vai muito além do ensino dos conteúdos curriculares. Em um mundo em constante transformação, é essencial que os alunos desenvolvam habilidades socioemocionais que os ajudem a lidar com desafios, tomar decisões conscientes e construir relações saudáveis.

 

Nosso Projeto Socioemocional tem como objetivo trabalhar o autoconhecimento, a empatia, a resiliência e a inteligência emocional dos estudantes. Por meio de atividades interativas, dinâmicas de grupo e práticas reflexivas, estimulamos a autorregulação das emoções, o fortalecimento da autoestima e a capacidade de resolver conflitos de forma pacífica.

 

Acreditamos que, ao desenvolver essas competências, nossos alunos se tornam mais preparados para enfrentar os desafios acadêmicos e pessoais, construindo um futuro com mais equilíbrio emocional, confiança e sucesso em suas jornadas.

6.png
Programa Socioemocional


Educação Ambiental

No Colégio Anglo Alante Guarulhos Guilherme de Almeida, a educação ambiental é um compromisso coletivo, envolvendo alunos, professores, funcionários e toda a comunidade escolar. Nosso projeto de reciclagem é uma iniciativa contínua, na qual cada membro da escola contribui ativamente para a conscientização e preservação do meio ambiente.

 

A partir do 1º ano, os alunos participam de atividades práticas e reflexivas voltadas à sustentabilidade, como separação de resíduos, reutilização de materiais, plantio de árvores e projetos interdisciplinares sobre a preservação ambiental. Essas ações incentivam a responsabilidade socioambiental, promovendo um olhar crítico e participativo sobre os desafios ecológicos da atualidade.

485907247_3537898263011831_2027273003548846731_n.jpg

Por meio dessas iniciativas, buscamos não apenas reduzir impactos ambientais, mas também formar cidadãos mais conscientes, engajados e preparados para construir um futuro sustentável.

Educação Ambiental

Ação: solidária e voluntária

Os alunos, desde o 1º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, estão envolvidos com entidades carentes da comunidade, com trabalho solidário e voluntário, a fim de adquirirem dois aspectos fundamentais para a sua formação.

 

O primeiro, de ordem Pessoal: o enriquecimento do seu “Ser”, de maneira adquirir autoconfiança, determinação, autorrealização e  autoestima, acima de tudo, já que conduz o aluno a se confrontar com outras realidades e dificuldades humanas.

 

O segundo, de ordem social: O exercício de cidadania, que desenvolve uma postura de iniciativa, de responsabilidade e de compromisso com relação à prática do bem comum.

 

Pelo Projeto Ação, o Colégio Anglo Alante Guarulhos Guilherme de Almeida já conquistou o selo da ESCOLA SOLIDÁRIA em consonância com o Ministério da Educação e UNESCO.

Colégio Guilherme de Almeida Diploma Escoal Solidária
Colégio Guilherme de Almeida Cartaz Selo Escola Solidária
Ação: solidária e voluntária
Projeto Leitura

Projeto Leitura

O Projeto Leitura é uma iniciativa que visa estimular o hábito da leitura e ampliar o repertório cultural dos alunos por meio do contato com diversos estilos literários. Acreditamos que a leitura vai além da decodificação de palavras, ela promove o pensamento crítico, a criatividade e a empatia, formando leitores mais reflexivos e engajados com o mundo ao seu redor.

 

Para tornar essa experiência ainda mais enriquecedora, adotamos diferentes abordagens pedagógicas na exploração dos livros, como rodas de leitura, debates, produção de textos inspirados nas obras, dramatizações e projetos interdisciplinares. Dessa forma, buscamos desenvolver não apenas a competência leitora, mas também a capacidade de interpretação, argumentação e expressão dos estudantes, tornando a leitura um hábito prazeroso e transformador.

Colégio Guilherme de Almeida Leitura
464987669_18299232388206131_4779000474321650750_n.jpg

Estudo do Meio

As saídas a campo são experiências enriquecedoras que proporcionam aprendizado além da sala de aula. Elas são realizadas com todas as turmas da escola e têm duração de um a três dias, variando conforme a faixa etária dos estudantes.

Durante essas atividades, os alunos têm a oportunidade de explorar novos ambientes, aplicar na prática os conhecimentos adquiridos e vivenciar experiências interdisciplinares que estimulam a curiosidade, a autonomia e a compreensão do mundo ao seu redor. Cada saída é cuidadosamente planejada para garantir segurança, engajamento e um aprendizado significativo, tornando o estudo mais dinâmico e imersivo.

Estudo do Meio
  • Whatsapp
bottom of page